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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Tempo de Planejamento


"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo FreireDireção, Supervisores , Coordenadores e Professores em reunião para planejamentos do ano escolar de 2017Dias escolares - Fevereiro

Definindo Itinerários Pedagógicos
Entendendo que os itinerários pedagógicos são os caminhos e as condições do caminhar das escolas, a 1ª semana de fevereiro deve ser tempo de definição desse itinerário, levantando questões, enfrentando desafios e buscando suas soluções.
Para esta definição, é importante partir do projeto de trabalho elaborado por cada escola, a partir das suas necessidades, pois nele estão os desafios a serem superados e as propostas de intervenção. Além desse projeto, outras propostas também devem servir de referência para o debate, entre elas, o Programa Escolas Sustentáveis, o Ensino Médio Noturno, a EJA com sua nova organização e proposta pedagógica, o Programa Escola Aberta que será implantado em 1632 escolas e à Educação Integral, os Jogos Escolares, o Programa Transforma, a Biblioteca Escolar, a Campanha Afroconsciência, o Projeto Formação de Turmas Específicas de Aceleração, dentre outros.
Um aspecto a ser considerado na construção dos itinerários pedagógicos da escola diz respeito ao currículo vivido. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais instituiu o dia 04/02 como dia escolar para o debate “Currículo em Perspectiva”.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação do Governo Federal (MEC) vem se articulando desde o início de 2015 para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta está aberta para consulta pública e todos os cidadãos podem se cadastrar. No ambiente virtual, é possível conhecer o documento e também fazer contribuições de manutenção ou alteração dos textos e dos objetivos de aprendizagem propostos. As escolas podem participar até o dia 15 de março acessando o endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Em 2016, além das implicações e discussões promovidas pela BNCC, planejamos uma discussão mais aprofundada e participativa para o redesenho das Orientações Curriculares do Estado de Minas Gerais (CBC).
Entendemos que a discussão sobre Currículo não pode estar desvinculada dos itinerários pedagógicos da escola, que, por sua vez, devem refletir a experiência educativa vivida por estudantes, educadoras e educadores. Portanto, entendemos que nessa semana de planejamento faz-se necessário que a escola, em conjunto, procure respostas a algumas questões que podem definir o que chamamos de currículo em perspectiva, isto é, uma construção coletiva que apresenta de maneira explícita as intenções e os objetivos do projeto de sociedade que almejamos para nossos estudantes.
Para a discussão do dia 4 de fevereiro, “Currículo em Perspectiva”, indicamos que cada escola discuta as questões relacionadas a:
 Desenhos abertos: Compreendemos a arquitetura escolar de forma aberta, considerando usos em movimento? Como cuidamos da escola? Estabelecemos pactos de convivência e de pertencimento?
 Territórios educadores sustentáveis: É educador o chão em que pisamos? Os trajetos que fazemos entre escola e o mundo e entre o mundo e a escola são itinerários pedagógicos significativos? Estabelecemos parcerias que permitem que sujeitos firmem compromissos com a sustentabilidade do planeta desde o plano micro?
 Códigos e saberes em deslocamento: Que mediações há entre os sujeitos da escola e deles com saberes, práticas e conhecimentos? Como aprendem? Com quem aprendem? Quem ensina a quem? Estamos comprometidos com a redução das desigualdades? Assumimos a agenda da diversidade como condição da educação popular? Assumimos a significação no bojo do processo educativo?
 Linguagens e práticas em conexão: Como nos comunicamos? Que sensibilidades cultivamos em conexão? Como nos inserimos em territórios e tempos digitais? Que compromissos éticos, estéticos e políticos firmamos no uso das mídias contemporâneas? Que linguagens nos transformam? Que linguagens nos humanizam? Estas questões são tratadas na publicação “Itinerários Pedagógicos da Educação em Minas Gerais”, que também enviaremos às escolas.
Além disso, solicitamos que cada escola faça um registro sistemático do debate “Currículo em Perspectiva” e envie para a Superintendência Regional de Ensino – SRE por meio do formulário eletrônico disponível no link http://goo.gl/forms/z96CRf8PPk até o dia 29/02/2016. A partir da análise dos registros enviados, organizaremos encontros por SRE para ampliar o debate iniciado nas escolas.

Durante toda esta semana de planejamento, é preciso também que seja garantido o registro das atividades, por meio dos mais variados recursos: fotografia, vídeo,
relato, entrevistas, fichas de avaliação, etc. Esse material será muito valioso para orientar o trabalho pedagógico da escola ao longo de todo o ano.
(Trecho da carta de Augusta Aparecida Neves de Mendonça)



























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